Apuração do Movimento Econômico dos municípios da Ameosc é tema de capacitação online

Publicado em 14/04/2021 às 15:06 - Atualizado em 14/04/2021 às 15:06


Créditos: Foto: Divulgação Baixar Imagem

O Colegiado de Movimento Econômico da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) realizou nesta terça-feira (13), com apoio da Associação e do Conselho de Movimento Econômico (COMVEC), uma capacitação online e gratuita sobre a apuração do Movimento Econômico nos municípios da região.

A capacitação, com quatro módulos, foi ministrada por Roberto Paulo Rambo, Jean Carlos Lorencini e Ademir Rohden, profissionais da área que atuam nos municípios da região. Entre os assuntos apresentados estiveram “O que é valor adicionado, forma de apuração e rateio”; “Apuração do Índice de Participação dos Municípios (IPM) e cálculo de retorno aos Municípios”; “Considerações sobre a análise da DIME, Comércio no geral, Simples Nacional e Transportes”; “Agropecuário: digitação de notas e pontos importantes a serem considerados, como os CFOP’s, endereço, envio de arquivos ao SAT”, entre outros.

Para o Coordenador do Colegiado de Movimento Econômico da Ameosc e responsável pelo setor no município de Descanso, Jean Carlos Lorencini, a capacitação foi de grande importância para a região da Ameosc. “Por meio do colegiado foi identificado que nem todos os municípios tinha funcionários qualificados para acompanhar os números, emitir relatórios e outros serviços da área do movimento econômico. Então foram encontrados alguns funcionários aqui da região que tem o conhecimento técnico nas áreas abordadas, agricultura, comércio, transportes e fizeram uma capacitação online sobre os principais relatórios e comparativos que o setor de movimento econômico tem que fazer para aumentar a arrecadação dos municípios”, menciona.

O trabalho, segundo Lorencini, visa trazer mais retorno de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios. “Objetiva trazer os valores que realmente pertencem aos municípios e as vezes estão indo para outro lugar e acredito que o objetivo da capacitação foi alcançado. Foi dado um norte de como começar o trabalho nos municípios e quem tiver dúvidas, a Ameosc irá ajudar e também o Conselho de Movimento Econômico (COMVEC), composto por todos os municípios, vai ajudar para fazer possível o crescimento da região da Ameosc como um todo”, finaliza.