São José do Cedro

Municípios da AMEOSC assinam termo de adesão ao SAPE

Publicado em 22/09/2015 às 10:55 - Atualizado em 23/09/2015 às 09:31

Um Sistema que auxiliará os municípios no acompanhamento de editais e possibilidades de captação de recursos para as mais diversas áreas. Esse foi o lançamento da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, durante o I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios, que ocorreu nos dias 28 e 29 de julho, em Florianópolis, e que agora, os Municípios da AMEOSC passam a Assinar o Termo de Adessão ao sistema para poder ter acesso. 

O Sistema de Acompanhamento de Programas e Editais – SAPE é uma ferramenta que concentra em um mesmo local todas as oportunidades de captação de recursos, tanto dos órgãos federais, estaduais, de empresas privadas, fundos e fundações. Os programas e editais lançados, que oportunizam a captação, serão cadastrados no SAPE e disponibilizados de acordo com o perfil de cada usuário. “Cada Município terá uma senha para se cadastrar e o usuário receberá informações de programas e editais de forma personalizada, com base nas características do município e por área de interesse”, enfatiza a coordenadora do Escritório de Projetos da FECAM, Marli Burato. Os Municípios que o utilizarem contarão ainda com uma central de suporte para esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre a usabilidade da ferramenta.  


O SAPE possui vários recursos desenvolvidos para atender a todos os órgãos da Administração Pública e Entidades Públicas e Privadas Sem Fins Lucrativos. O Sistema será disponibilizado aos Municípios gratuitamente. Os acessos começarão a ser liberados em agosto. Para isso, basta que a administração municipal entre em contato com a Associação de Municípios a qual integra e, solicite sua senha. A associação por sua vez envia solicitação ao Escritório de Projetos da FECAM, para efetivação do cadastramento de cada usuário. Feito este procedimento o Gestor de Convênios do município terá livre acesso as informações e documentos armazenados no sistema.


Além de ter acesso a todas as oportunidades de captação disponível, o município poderá selecionar os editais que deseja acompanhar, de acordo com a área de seu interesse. O Sistema traz um checklist simplificado dos documentos necessários para cada tipo de oportunidade de Captação e para a formalização do pleito e ainda traz um alerta de prazos ao gestor, sobre o início e fim da inscrição das propostas de projetos. Em cada programa ou edital, estarão anexados os modelos de documentos obrigatórios, manuais e portarias referentes ao processo de seleção. “A ideia é facilitar e fortalecer o trabalho dos gestores municipais de convênios e potencializar as oportunidades de captação de recursos por parte dos Municípios”, finaliza Burato.

 

Leticia Póvoas 

Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios - FECAM